o nome deste blog era VIAJANDO PELO MUNDO, mas fiz tantas postagens sobre comidas e restaurantes que resolvi mudar o nome, se vc frequenta este blog , as informações sobre viagens esta no blog www.tambemqueroir.blogspot.com

o nome www.remacaroca.blogspot.com, surgiu entre amigos.........vamos fazer um blog sobre nossa futura viagem, ja que um mora no rio de janeiro, outro em recife, outro na italia e outra na irlanda ficou as iniciais, por idade, do mais velho ao mais jovem RE gina MA riza CA cau,ROsalvo CAmila.....
agora nao dá para mudar, ou melhor, eu nao sei fazer isso rsrsrsr.....................
Errar é humano. Vadiar é parisiense.

Victor Hugo

12 de jun. de 2010

IRLANDA

Nelson's Pillar e Spire



 O’Connell Street.
É a Avenida Paulista de Dublin. A rua mais importante, o coração da cidade. Nela se localiza o principal e um dos únicos monumentos da cidade, o Spire of Dublin (abaixo).

Até mesmo os próprios irlandeses não são muitos orgulhos da “escultura” e chamam o Spire de needle, agulha em português. (O Wikipedia fala é popularmente chamado de Spike aqui, nunca ouvi isso, mas faz sentido também.)
Mas o Spire (fotografado por também em outro post), tem uma historinha que vamos contar agora. Antes dele existir, no mesmo lugar existia o Nelson’s Pillar (abaixo), muito similar a Nelson’s Column (apenas 10 metro mais alto) localizado em Londres. Em 1830 foi inaugurado o Pillar, símbolo da dominação inglesa sobre a Irlanda, motivo que também causou a sua destruição em 1966. No dia 08 de março desse ano o IRA colocou uma bomba na base e implodiu o Pillar.

Mais de 30 anos depois, Dublin se tornara uma cidade grande, e necessitava um monumento que representasse sua gradeza: Torre Eifel? Não tem espaço! Estatuda da Liberdade? Dublin não é uma ilha. Cristo Redentor? Aqui tudo é Plano! Esfinge? Muito grande, aqui venta muito, vai estragar rapidinho…
Depois de anos e anos pensando a respeito e divagando a melhor alternativa, alguém sugeriu THE SPIRE!, que tem como nome oficial Monument of Light (Monumento da Luz). Com ele foi feito uma revitalização da O’Connell Street, obras que terminaram 5 anos atrás, em 2003, ajudando dar um ar um pouco mais moderno a cidade.
Por que o Spire é legal?
Porque fica no centro, tem 120m de altura e é um ótimo ponto de encontro. Ah, ver fazer manutenção nele também é legal, um guindaste enorme, muito legal! =o)
Por que o Nelson’s Pillar era legal?
Só tinha 40 metros de altura, mas dava pra subir no topo ver a cidade e fazer fotos bacanas.

Por que o Spire não é legal?
Não tem muito o que fazer com ele. Não dá pra subir, não tem efeito bonito a noite. É só uma “agulha” mesmo.
Por que o Nelson’s Pillar não era legal?
Porque representa a dominação inglesa sobre a Irlanda. Período de Guerra, sofrimento, mortes e fome pra muita gente por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário