o nome deste blog era VIAJANDO PELO MUNDO, mas fiz tantas postagens sobre comidas e restaurantes que resolvi mudar o nome, se vc frequenta este blog , as informações sobre viagens esta no blog www.tambemqueroir.blogspot.com

o nome www.remacaroca.blogspot.com, surgiu entre amigos.........vamos fazer um blog sobre nossa futura viagem, ja que um mora no rio de janeiro, outro em recife, outro na italia e outra na irlanda ficou as iniciais, por idade, do mais velho ao mais jovem RE gina MA riza CA cau,ROsalvo CAmila.....
agora nao dá para mudar, ou melhor, eu nao sei fazer isso rsrsrsr.....................
Errar é humano. Vadiar é parisiense.

Victor Hugo

24 de abr. de 2010

Irlanda


Você Sabia? Número das casas

Quando estiver procurando um endereço na Irlanda, seja em Dublin ou em qualquer lugar, prepare-se para encontrar algo bem diferente do que acontece no Brasil.
Primeiro que não existe CEP, a única cidade que tem algo parecido com isso é Dublin, que é dividido em áreas 1, 2 , 3 até 24. Segundo que a numeração das casa é diferente.
No Brasil, de um lado temos pares, do outro temos ímpares. Na Irlanda também (ou nem sempre, caso não haja casas de um dos lados). Porém, no Brasil, os números das casas servem também para medir a distância, ou seja, se você está no número 500 e precisa ir para o 2500, isso quer dizer que faltam 2km de caminhada.
Casas 37 e 38
Casas 37 e 38 - Fonte: twalshphoto.net/
Já na Irlanda esta lógica não existe, o número das casas é sequencial, ou seja, de uma lado: 1, 3, 5, 7 … e do outro 2, 4, 6, 8 etc. Bom, se fosse só isso não teria problema. Acontece que prédios, concomínios, lojas, galpões etc não tem número. Agora imagine-se passando por uma rua em que a direita tem quatro quadras de fábrica e prédios e a esquerda tem casas. Após as fábricas, as casas terão o número 51, 53 etc e do lado direito as casas terão número 2, 4, 6 etc… e Você achando que estava chegando ao seu destino na casa 96!
Casa 95 e 97 - Dublin Doors
Casa 95 e 97 - Fonte: colourfulcambridge.com/
Os números não eram exatamente esses, mas a história é baseada em fatos reais quando procurávamos casas pra alugar, mais especificamente na North Circular Road!
Depois de saber que não existe CEP e os números são deste jeito, não se espante se suas cartas demorarem a chegar ou se seus convidados chegarem cansados a sua casa! =o)
Abaixo alguns endereços de Prédios, shoppings etc (obviamente sem números):
St Stephens Green Shopping Centre – St Stephen’s Green, Top of Grafton Street, Dublin, 2, Republic of Ireland
The O2 Dublin – TheO2, Northwall Quay,Dublin 1,Republic Of Ireland





Você Sabia? Número das casas
Quando estiver procurando um endereço na Irlanda, seja em Dublin ou em qualquer lugar, prepare-se para encontrar algo bem diferente do que acontece no Brasil.
Primeiro que não existe CEP, a única cidade que tem algo parecido com isso é Dublin, que é dividido em áreas 1, 2 , 3 até 24. Segundo que a numeração das casa é diferente.
No Brasil, de um lado temos pares, do outro temos ímpares. Na Irlanda também (ou nem sempre, caso não haja casas de um dos lados). Porém, no Brasil, os números das casas servem também para medir a distância, ou seja, se você está no número 500 e precisa ir para o 2500, isso quer dizer que faltam 2km de caminhada.



12/03      St Patrick’s Day

Happy St. Patrick´s Day!

Vocês imaginam andar pela calçadas de Dublin e dar de cara com um homenzinho com aspecto do Gandalf do Senhor dos Anéis? Pois acredite, a Irlanda já esteve repleta de Gandalfs e não apenas no aspecto físico, mas também, com todo o aparato de mistério, bruxaria e poderes sobre a natureza. Ou seja, uma aberração para a Santa Igreja Católica do século V, foi aí que surgiu a figura de São Patrício, um jovem ex-escravo e sacerdote, incumbido de levar a doutrina Cristã para a Ilha Verde.
E tenho que confessar, Patrício, foi o cara. Com muito jogo de cintura, paciência e um pezinho na bruxaria (pelo menos é o que conta muitas lendas irlandesas), ele bravamente mudou a crença do povo da época. Quem vai explicar, por exemplo, o desaparecimento das cobras na Irlanda? Dizem que Patrício botou uma por uma para correr daqui, é claro, que assim como Adão e Eva, a maça e aquela história de paraíso vai bem pelo mesmo caminho (ou você ainda acredita nisso?).
As serpentes foram usadas apenas como uma metáfora para que o povo daquela época (Druidas), compreendesse que os ritos pagãos e todas as coisas que a fé católica colocava como pecado deveria ser banidas da ilha. Bom, funcionou. Não existe Irlandês que não acredite na história, além do que, até onde sei, nunca se teve notícia de nenhuma cobra com cidadania irlandesa.

São Patrício foi um diplomata do seu tempo. Ao contrário do que acontecia no resto da Europa, onde a fé católica era imposta pelo Império Romano e muitas vezes com apelo de guerra, Patrício foi muito mais esperto.
Ficou íntimo do que os Druidas acreditavam e aos poucos foi misturando elementos da fé cristã na cultura local, quer um exemplo? O trevo, quer elemento mais irlandês que esse? Ou você acha que essa foi uma invenção do Patrício? Nada, o povo pagão na cultura Celta já acreditava no conceito da trindade, só que para eles a representação era de corpo, alma e mente.
O Santo apenas “adaptou” algo que já existia e passou a doutrinar os Druidas usando o trevo (Shamrocks), para explicar a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Nem precisa dizer que, o que era bom ficou ainda melhor não é? Trino e Santo, pronto, era o que o povo precisava para simpatizar com fé cristã.
Ai você deve estar se perguntando, ok, São Patrício foi um santo e tanto, saiu da condição de escravo fugido a figura mais importante da Irlanda, embutiu o catolicismo numa sociedade 100% pagã, mas o que tudo isso tem a ver com a farra que se comemora no seu dia? Não era para ser uma celebração religiosa? Na verdade é, não é à toa que São Patrício é venerado em outros países e os irlandeses matêm o costume de ir a missa para pedir pelos missionários de todo o mundo, só que, de 461 d.C (pensa), até os dias de hoje muita coisa aconteceu nessa terra de vales verdes.


A tradicional St. Patrick´s Day Parade se popularizou por paises como Estados Unidos, Canadá, Austrália e até Russia. Fotos: Ávany França
Vamos aos fatos. Primeira coisa, o dia 17 de março, é na verdade o dia em que São Patrício teria morrido (assim como os dados de seu nascimento, tudo é muito incerto). E como patrono da Irlanda, muitas coisas relacionadas à ele são ovacionadas pelos irlandeses, o trevo, o verde, além de março ser o período de se saudar a primavera que está chegando (ou seja, época de renovação em todos os sentidos). Todas essas simbologias acompanharam os nativos pelo mundo afora.
Aliás, já contamos aqui sobre um dos períodos mais difíceis da Irlanda, The Great Irish Famine, quando os irlandeses abandonaram a ilha para fugir da fome que alastrava o país. Eles imigraram e carregaram consigo a fé cristã e todas as simbologias associadas a São Patrício, inclusive a festa. A cada mês de março, no dia de São Patrício era a oportunidade máxima de gritar aos quatro cantos o orgulho de ser Irlandês. Imagine você o que isso não representava. Os irlandeses saiam nas ruas vestidos de verde e celebrando o St. Patrick´s Day. A culinária, a música, a dança, e claro, a bebida, fechavam o pacote, ah e o detalhe, a alegria dos irlandeses era tanta que eles disseminaram a ideia que no dia de São Patrício, todos viram irlandeses. Daí, para virar carnaval, ou melhor, Parada, foi um pulo só. E assim, chegamos a comemoração que conhecemos hoje.

Na América, Canada e Austrália, onde há muitos imigrantes irlandeses o Dia de São Patrick´s é comemorado oficialmente, com direito a decoração nas escolas e até os córregos e rios costumam ganhar o tom verde irlandês. O resto do mundo entrou na dança e assim como acontece no Brasil, os pubs costumam organizar programação especial no mês de março, em homenagem ao patrono irlandês. E já que é para virar irlandês que seja em grande estilo. Com muitas pints de Guinness, decorado de trevo, de duende, ahh e outro quesito fundamental, use algo na cor verde, dizem por aí que aquele que não seguir a tradição pode voltar para casa com algumas marcas de beliscão. Eu não pagarei para ver :) .
E para quem quer conhecer mais sobre St. Patrick e sobre a história irlandesa segue duas recomendações:
A short History of The Irish People, by Mary Hayden, MA and George A. Moonan
A Traveller´s History of Ireland, by Peter Neville

Saiba tudo sobre a grande festa que acontece na semana de hoje até o dia 17 na Irlanda!http://www.stpatricksday.ie/cms/home.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário