o nome deste blog era VIAJANDO PELO MUNDO, mas fiz tantas postagens sobre comidas e restaurantes que resolvi mudar o nome, se vc frequenta este blog , as informações sobre viagens esta no blog www.tambemqueroir.blogspot.com

o nome www.remacaroca.blogspot.com, surgiu entre amigos.........vamos fazer um blog sobre nossa futura viagem, ja que um mora no rio de janeiro, outro em recife, outro na italia e outra na irlanda ficou as iniciais, por idade, do mais velho ao mais jovem RE gina MA riza CA cau,ROsalvo CAmila.....
agora nao dá para mudar, ou melhor, eu nao sei fazer isso rsrsrsr.....................
Errar é humano. Vadiar é parisiense.

Victor Hugo

6 de abr. de 2010

Santa Comida Santa !

Alheia a qualquer identidade religiosa do feriado, mas atenta aos menus especiais para a data, digo que passei o feriado comendo, bebendo e dormindo...Quando possível, pois o calor em Porto de Galinhas (litoral sul de Pernambuco) estava impossível. O lado bom da altitude do termômetro foi 3 dias de praia belíssimos, com céu de Brigadeiro(não o feito com leite condensado, mas aquele céu azul piscina, sem uma nuvem), águas translúcidas e quentinha, muita cerveja super gelada ...Uma delícia.
Nosso menu de Santidade - que aos poucos fui descobrindo que de santo não tinha nada, pois a gula foi o primeiro dos pecados, vindo logo em seguida a preguiça (depois de comermos e bebermos , nada melhor do que deitarmos para preguiçar) - seguiu a tradição da abstenção de carnes vermelhas, mas abusamos dos “amiguinhos marítimos”.
Na nossa casa em Porto, temos uma primeira ministra chamada Bel. Nativa de Nossa Senhora do Ó (cidade vizinha a Porto de Galinhas) ela tem mãos mágicas para preparar tudo que vem do mar ou mangue.E nós não perdemos a oportunidade de tirar proveio de suas magias.
Logo cedo íamos a praia. Não agüento mais sol muito forte. Por volta do meio dia, já estávamos de volta. E o que nos esperava? Uma panela de caranguejo.Sim, simples assim. Como é legal essa rodada inicial dos trabalhos gastronômicos do dia.Caranguejo com cerveja, e feitos por D. Bel! Melhor que isso só mesmo a agulha frita que ela preparava com todo carinho e que chegava nos intervalos entre a limpeza da mesa dos caranguejos. Nossa...agora enquanto escrevo vejo como abusamos da comilança!!!!!
Nosso prato principal da Sexta Feira Santa foi Bacalhau. Quem preparou foi nossa amiga Galega – Outra com mãos mágicas quando o assunto são panelas e sabores. Fiquei prestando atenção, pois bacalhau é um dos pratos de minha predileção. O seu preparo foi bastante simples, e o resultado bem interessante. Passarei a receita, mas a quantidade dos ingredientes terá que seguir a tabela do bom senso, pois só me lembro o peso exato do bacalhau.
1Kg de Bacalhau Batatas cortadas em rodelas largas o suficiente para duas camadas do recipiente escolido. Cebolas em rodelas para uma camada farta Tomate em rodelas para uma camada farta Azeitonas pretas Sal / Pimenta do Reino / Azeite Modo de preparo: Desfie o bacalhau em lascas, corte as batatas leve para cozinhar não deixando ficar muito mole, corte o tomate e a cebola. Num pirex que vá ao forno unte com azeite o fundo e coloque a primeira camada de batatas, depois o bacalhau – coloque mais um pouco de azeite, sal e pimenta do reino, coloque outra camada de batatas, tomates e cebola. Acrescente novamente azeite, sal e pimenta do reino. Agora coloque as azeitonas pretas inteira e espalhadas e leve ao forno. Ouvi falar em mais ou menos 45 minutos no forno em temperatura alta. Mas o bom senso aqui também é fundamental, pois as cebolas serão um indicador da hora de sair do forno: Elas devem estar molinhas e douradas... Acompanhe com um bom vinho tinto – português lóooogico! E Bom Apetite Beijos Cacau

Um comentário:

  1. Cacau, não sei por que não fiquei surpresa com o cardápio rsrsrsr.
    Mas li esses dia uma frase dita por uma garota , qdo a mãe proibiu saidas na sexta feira santa.é MAIS OU MENOS ESSE O CASO.

    --Mamãe, a sexta feira É QUE É
    SANTA, EU NÃO.

    ResponderExcluir