o nome deste blog era VIAJANDO PELO MUNDO, mas fiz tantas postagens sobre comidas e restaurantes que resolvi mudar o nome, se vc frequenta este blog , as informações sobre viagens esta no blog www.tambemqueroir.blogspot.com

o nome www.remacaroca.blogspot.com, surgiu entre amigos.........vamos fazer um blog sobre nossa futura viagem, ja que um mora no rio de janeiro, outro em recife, outro na italia e outra na irlanda ficou as iniciais, por idade, do mais velho ao mais jovem RE gina MA riza CA cau,ROsalvo CAmila.....
agora nao dá para mudar, ou melhor, eu nao sei fazer isso rsrsrsr.....................
Errar é humano. Vadiar é parisiense.

Victor Hugo

13 de abr. de 2010

fazer passeio a pé, pela cidade - PRAGA

















. O ideal é começar a  pela Praça Central, onde acontecem os principais eventos da cidade e onde encontra-se um dos mais belos cartões-postais da cidade:
 a igreja de Tyn e o Relógio Astronômico.
O Relógio, construído em 1410, oferece a cada hora um espetáculo à parte. Trata-se de um boneco representando a morte que aciona um carrilhão de 12 apóstolos, que seguindo São Pedro, realizam uma performance no mudar das horas. A torre do relógio está aberta a visitação e oferece uma bela vista da cidade, que revela o colorido e o formato agulha dos telhados.
Já a Igreja de Tyn, construída data de 1461 e é um dos melhores exemplos do gótico em Praga. O curioso é que foram construídas casas no terreno à frente ao da igreja, sem qualquer recuo, o que possibilitou uma atípica, mas linda imagem da praça. O estilo gótico da igreja contrasta com o clássico das casinhas e representa uma das imagens mais conhecidas da cidade.
Um pouco mais adiante, após cruzar vielas históricas, está a mítica Ponte Carlos. Construída em 1357 pelo Rei Carlos IV, a ponte sobre o rio Vlatva é uma verdadeira obra de arte. Seus 520 metros de extensão, construídos em pedra, compreendem mais de 20 esculturas de santos. Os portais são belíssimos e também possuem esculturas góticas que os deixam ainda mais requintados. Outrora servia como meio de acesso das carruagens e liteiras que atravessavam o rio, mas desde 1950, tornou-se um calçadão movimentado, com artistas variados dividindo o mesmo espaço. São músicos de diferentes estilos, seja clássico, celta ou até inusitados (como o que tira notas musicais do simples passar dos dedos em taças de cristal cheias de água) e entoam a trilha sonora do lugar, num verdadeiro filme diante dos olhos.
Depois de atravessar a ponte, basta subir mais vielas e lá está o Castelo de Praga, que começou a ser construído no século IX. O complexo de prédios que o envolvem formam uma verdadeira muralha, que parece se equilibrar no alto da colina ao qual está inserida. No meio do castelo está a belíssima Catedral de São Vito, com suas torres góticas de mais de 80 metros de altura, construídas ainda no século XIV. Além da bela fachada composta por centenas de gárgulas misteriosas, a catedral possui vitrais belíssimos e afrescos contendo 1,3 mil pedras semi-preciosas, um verdadeiro altar da realeza!

2 comentários:

  1. Quantas horas vou ter que andar a pé?
    rsrsrsrsrsr
    bjs
    Mariza

    ResponderExcluir
  2. A igreja de Tyn e o Relógio Astronômico são pontos turístico super comentados. Excelentes dicas.. vamos lá.. rumo à Praga!!!

    ResponderExcluir