
O bar e restaurante Nova Capela é uma tradição da boemia carioca. Funcionando desde 1903, o bar antigamente era localizado no Largo da Lapa.
Demolido no final dos anos 60, na reurbanização da Lapa, o Capela teve que mudar de endereço. Foi nesta época que se mO bar e restaurante Nova Capela é uma tradição da boemia carioca. Funcionando desde 1903, o bar antigamente era localizado no Largo da Lapa.
Demolido no final dos anos 60, na reurbanização da Lapa, o Capela teve que mudar de endereço. Foi nesta época que se mudou para a Mem de Sá e acrescentaram o "Nova" ao nome.udou para a Mem de Sá e acrescentaram o "Nova" ao nome.
O Nova Capela sobreviveu aos piores tempos da Lapa, quando até mesmo os cariocas mais espertos evitavam estas ruas à noite. Agora que o bairro, de 300 anos de história, está na moda outra vez, o restaurante recebe novamente os boêmios, intelectuais e malandros que deram à Lapa seu charme. Isso sem contar os descolados e jovens que migraram para cá.
O MELHOR BOLINHO DE BACALHAU QUE JÁ COMI, MARAVILHOSO !!!!!!
Pedimos cabrito, leitão e arroz de polvo.
Achei o leitão um pouco seco, tipo já estava assado, esquentou e secou, mas alguns pedaços muito bons.
O polvo delicioso, o preço , bem, muito caro, já que o restaurante esta mais para boteco, bem feioso, um prato de bacalhau , mesmo preço do Antiquarius, Adegão Portugues ou Tasca.........
Graçons muito simpaticos e atenciosos.
Chopp perfeito.
Não se se justifica ser tão caro......são bem servidos, achei os acompanhamentos muito inocentes, a farofa do leitão não precisava daquele presunto picado, as batatas estavam sem gosto.
Um tutu e uma couve ficariam perfeitos cm o leitão!!!!
Valeu a pena ter conhecido, não costumo ir a Lapa..........
afinal o restaurante tem 110 anos, e acho que o cardapio ainda é o mesmo!!!!!!!!
alguns comentarios que encontrei sobre o dito restaurante:
Sobre o restaurante
O Capela é uma espécie de Cervantes da Lapa - Você tem certeza que é o ultimo lugar da redondeza a fechar e, quando se está com aquela fome da madrugada nas adjacências, não adianta procurar muito, até porque na Lapa existem poucas opções.
A cozinha do Capela é muito irregular, cheia de altos e baixos. Peça o mesmo prato em dois dias diferentes, e você pode ter uma "surpresa", nem sempre agradável.
O Capela deita sobre os louros da fama, da aura de charme boêmio e da falta de concorrentes em seu nicho. Eles se acomodam e com isso acabam pecando em várias coisas, inclusive no fornecimento. Falta ao Capela um requisito essencial num bom estabelecimento (e que a gente encontra até no Mc Donalds): Padrão.
Em 2011 o estabelecimento adquiriu o status de Patrimônio Cultural da cidade após ter sido tombado pela prefeitura.
Prêmios
- Veja Rio Comer e Beber 2011 - Melhor Comida Tradicional
Patrimônio Cultural
Em 2011 o estabelecimento adquiriu o status de Patrimônio Cultural da cidade após ter sido tombado pela prefeitura. Os bares tombados foram:
O que comer e beber
- Cabrito assado - O carro-chefe da casa serve duas pessoas. Vem acompanhado de arroz de brócolis.
- Filé à Francesa - Tornedor com batatas palito, muita cebola, presunto picado e ervilha. Este prato foi criado na década de 1940.
- Polvo grelhado - Vem com arroz de brócolis e alho frito.