MARCH 30TH, 2010
OS MELHORES MESES DO ANO PARA VISITAR PARIS
A minha resposta para a questão acima é imediata: na primavera ou no outono. Quer dizer, em abril, maio, junho e em setembro e outubro.
Nestes meses não está mais - ou ainda - desesperadamente frio e os dias secos, poluídos e quentes do verão não chegaram ou já terminaram. Em abril, maio e junho pode fazer um friozinho gostoso, tipo blusa de lã, blazer e trench. Nada de casacos pesados do inverno e ombros arqueados com o peso das camadas de roupa. Mesmo cenário para os meses de setembro e outubro.
Nestes estações a oferta cultural é imensa. Esta precisão é importante porque no verão europeu - julho e agosto - o número de espetáculos, concertos e exposições, em Paris, diminui muito. Todos viajam e as Operas de Paris e vários teatros interrompem a programação para férias coletivas. Os bons restaurantes e até o famoso sorvete Berthillon da ilha Saint Louis fecham suas portas.
Na primavera e no outono, os parisienses estão na cidade. Não saíram de férias ainda ou já voltaram do dias passados na Córsega, na Normandia ou na Bretagne. E Paris sem os parisienses não é a mesma cidade. Na primavera eles invadem os terraços dos cafés felizes porque o inverno acabou e o sol mostroule bout de son nez. As praças ficam cheias (foto 1), todos à procura deste sol que demorou tanto a voltar. No outono, voltam para os mesmos terraços, desta vez bronzeados, radiantes porque passaram o verão na praia.
Na primavera os jardins e parques estão maravilhosos, ficamos emocionados em Giverny (foto 2), felizes em Versailles, calmos assentados nas cadeiros do Luxembourg. No outono, eles continuam maravilhosos por outras razões e a cor sépia invade tudo (foto 3). E tem os champignons e um cepe ( foto 4) bem preparado vale uma travessia do Atlântico.
Para terminar, a única razão válida para enfrentar o inverno é o romantismo da iluminação de Natal e a única justificativa séria para conhecer Paris em pleno verão do mês de agosto é a grande oferta de diárias a preços mais baixos.
Pointer le bout de son nez - mostrar a ponta do nariz - que dizer aparecer discretamente após uma ausência prolongada.
ESSE SITE É 10, 1000 ENTREM ,
Nenhum comentário:
Postar um comentário