Fonte: www.youtube.com
Nas minhas pesquisas, agora antes de dormir e embalado pela Harpa Celta ou Céltica.. qual é o correto? rsrsrsrs.. achei o Blog da Harpa e de lá retirei o texto abaixo de Andara Fortuna, falando da Harpa que povoa nossos pensamentos neste momento.
HARPA CELTA – A HARPA DO BARDO por Andara Fortuna
A harpa celta – ou céltica – recebe este nome por fazer parte da história dos Celtas, civilização pagã que habitava extensas áreas da europa pré-romana, principalmente a Grã-Bretanha.
Associados às tradições dos celtas, encontramos os druídas – sacerdotes poderosos, sábios, místicos , conselheiros e juristas, e sobretudo, curadores. Mas também inspirados poetas.Um druída, durante sua formação (que levava de doze a vinte anos), aprendia três funções, para depois dedicar-se a uma delas. Embora não fossem uma hierarquia, essas funções eram aprendidas na seguinte ordem :
Os Bardos - Guardadores da história oral, especializados na absorção e transmissão do conhecimento druídico, através dos mitos, lendas, poemas, e principalmente, das canções – que, na maior parte das vezes, era acompanhada por sua Harpa. A Harpa era o instrumento musical do Bardo.
Os Ovates - Responsáveis pela cura, e previsões de eventos através das técnicas divinatórias.Eram filósofos naturais, curadores, conhecedores dos astros, ervas, árvores e animais.
Os Druídas - Eram os sábios, sacerdotes condutores dos rituais, conselheiros dos reis, juristas das tribos.Como eram pagãos, os druídas, assim como todos os celtas, acreditavam na sacralidade da Natureza e de todas as formas de vida.Como estavam integrados à Natureza e a todos os seres vivos, para um druída o mundo todo era fonte de inspiração, e a vida, em todas as suas formas, era poesia, música…
Daí a importância da Tradição dos Bardos no druidismo.Daí a importância da Harpa dentro desta cultura.
Por Andara Fortuna
Fonte: Bolg da Harpa - http://www.angelicavianna.com.br/blog/?p=250
Nenhum comentário:
Postar um comentário