o nome deste blog era VIAJANDO PELO MUNDO, mas fiz tantas postagens sobre comidas e restaurantes que resolvi mudar o nome, se vc frequenta este blog , as informações sobre viagens esta no blog www.tambemqueroir.blogspot.com

o nome www.remacaroca.blogspot.com, surgiu entre amigos.........vamos fazer um blog sobre nossa futura viagem, ja que um mora no rio de janeiro, outro em recife, outro na italia e outra na irlanda ficou as iniciais, por idade, do mais velho ao mais jovem RE gina MA riza CA cau,ROsalvo CAmila.....
agora nao dá para mudar, ou melhor, eu nao sei fazer isso rsrsrsr.....................
Errar é humano. Vadiar é parisiense.

Victor Hugo

25 de ago. de 2014

VIAGEM PELAS ECLUSAS DOS CANAIS FRANCESES

A viagem pelos canais era uma velha ideia, de acompanharmos uns amigos......(nunca passou pela minha cabeça, que meu marido fosse se entusiasmar de verdade pela ideia, mas..........ele se animou e, lá fomos nós).
Primeiro fomos a Lisboa, com calma, e naõ de passagem como de outras vezes, Lisboa era inicio ou fim de viagem, nunca foi nosso destino, mas dessa vez fomos conhecer Lisboa.
E que surpresa agradavel. Lisboa é linda, o povo simpatico e a comida, maravilhosa.
Contratamos o serviço de uma empresa TAXI PARA BRASILEIROS,  um sr. educadissimo e gentil, sr. PEDRO, que nos levou ao hotel, nos esperou e fomos para a rua Augusta, passear, depois fizemos um tour para rever a Torre de Belem.


































 fomos a uma cervejaria  comer pastel de bacalhau recheado com queijo serra da estrela, delicioso.



essa praça esta muito diferente, com bons restaurantes, casas de vinho e um museu.














































a noite fomos jantar no ELEVEM, uma estrela do guia Michelin.
Tinhamos reserva, para o menu degustação, mas la chegando era uma noite especial, com 3 chefs premiados..............resolvemos experimentar o menu.
Confesso que esperava mais.
essa imagem iluminada peguei na internet, pois quando chegamos estava tudo absolutamente escuro, um caminho estranho ate a porta .
Pessoas simpaticas nos atenderam, fomos para nossa mesa e escolhemos um novo cardapio.
Ja que tinhamos a oportunidade de conhecer a cozinha de 3 chefs, por que mão ??!!!!

Não achei nada de excepcional.
Não foi minha melhor refeição em Portugal.
Caro demais, estava bom, mas conheço estrelados melhores.

Essa é a vista, o restaurante fica no alto.

caso vc queira conhecer, ai esta o endereço.

http://www.restauranteleven.com/eleven/

No dia seguinte, sr. PEDRO, pontualmente as 9hrs., estava na porta do hotel,  voltamos a praça, para esperar amigos que chegariam a Lisboa as 11 hrs, e conhecer casas de vinho.
As 12 hrs , Pedro estava na pça com nossos amigos, e nos indicou um restaurante para almoçar, topamos e ele  nos levou ao LAURENTINA..........maravilhoso, o melhor bacalhau da minha vida.
 Todos atenciosos, tomamos vinhos maravilhosos que não conheciamos.

 e finalmente conheci um bacalhau!!!!!!!!!!!!!


O BACALHAU



O nome bacalhau tem origem no latim baccalaureu.

Mundialmente apreciado, a história do bacalhau é milenar. Os Vikings do século IX, são considerados os pioneiros na descoberta do cod gadus morhua. Como não tinham sal, apenas secavam o peixe ao ar livre, até que perdesse quase a quinta parte de seu peso e endurecesse como uma tábua de madeira, para ser consumido aos pedaços nas longas viagens que faziam pelos oceanos.

Os bascos já conheciam o sal e existem registos de que no ano 1000, realizavam o comércio do bacalhau curado, salgado e seco.

Contudo, foram os portugueses os primeiros a introduzir, a massificação deste peixe precioso, na sua alimentação, após o descobrirem no século XV, na época das grandes navegações. Precisavam de produtos que não fossem perecíveis, que suportassem as longas viagens, que levavam às vezes mais de 3 meses de travessia pelo Atlântico.

Igualmente foram os portugueses os primeiros a ir pescar o bacalhau na Terra Nova (Canadá), que foi por nós descoberta em 1497. Existem registos de que em 1508 o bacalhau correspondia já a 10% do pescado comercializado em Portugal. Em 1596, no reinado de D. Manuel, cobrava-se o dízimo da pescaria da Terra Nova nos portos de Entre-Douro-e-Minho.

O bacalhau foi imediatamente incorporado aos hábitos alimentares e é até hoje uma das principais tradições gastronómicas dos portugueses. De tal forma os portugueses se tornaram os maiores consumidores de bacalhau do Mundo que lhe chamam secular e carinhosamente de "fiel amigo".

Tabela de Nutrientes

O Bacalhau é um peixe salgado, seco e naturalmente preparado, conservando todas as propriedades do peixe fresco.
É nutritivo, saboroso, de fácil digestão, rico em minerais e vitaminas, e com colesterol quase zero. O bacalhau é mais nutritivo que o peixe, a carne e o frango. É saudável e totalmente natural.

para quem não conhece.....foto que decora o restaurante.

http://www.restaurantelaurentina.pt

vale a pena conhecer, preços justos.
comida excelente.
atendimento de primeira.
cada um de nós escolheu um prato, estavam todos otimos, as pataniscas perfeitas.
Depois de viajar pela frança, voltamos a Lisboa por um dia, mas era segunda feira e estava fechado,lamentamos muito.


Confesso que não me lembro o que fizemos a tarde toda.........mas a noite fomos ver um show folclorico.
Fui um pouco desconfiada, mas meu marido ja tinha contratado para os 4, e SURPRESA.......a comida era boa, o show tbem, só o vinho que não era nenhuma maravilha.
Disseram que  Amalia Rodrigues cantava ali, mas acho que ela cantava em portugal toda, pois em todos os site eles dizem   "AMALIA RODRIGUES CANTAVA AQUI"    rsrsrsrsr......

No sabado logo cedo fomos para EVORA, claro que comer e conhecer a cidade e viniculas.....
Almoçamos no " RESTAURANTE FIALHO"
Não achei nada de excepciona. Alias andam falando que o tal OLIVEIRA é melhor e mais barato.
Conheci as ruinas romanas de um antigo templo de Diana......segundo li pelos googles da vida, a ruina é romana, mas não tem nada com templo, ou com Diana., mas é sempre emocionante estar diante de uma obra do tempo dos romanos.
Conheci tbem uma igreja muito louca, toda coberta com ossos, cranios, confesso, achei horrivel.
Fomos a vinicula, compramos vinho e voltamos a Lisboa, com PEDRO, nosso maravilhoso motorista, que virou amigão.......recomendo muiiito, atencioso, simpatico.
No outro dia logo cedo, fomos a Sintra......comi o melhor doce portugues do mundo, chamado TRAVESSEIRO.....o castelo é muito cansativo, mas valeu.
Mas o bom mesmo desse passeio foi o almoço,  em CASCAIS

Almoçamos na FORTALEZA DO GUINCHO, maravilhoso, a vista fantastica, a comida maravilhosa.....enfim, vejam as fotos 




O restaurante Fortaleza do Guincho foi inaugurado em 1998, juntamente com o Hotel com o mesmo nome. Coube na altura ao Chef francês Antoine Westermann, galardoado com três estrelas do guia Michelin, a responsabilidade de definir a filosofia da cozinha. Actualmente, cabe a Vincent Farges - o Chef Executivo desde 2005 - propor a cada estação os menus do restaurante.

Em 2001 o restaurante, com uma forte influência da alta cozinha francesa, ganha a sua primeira estrela Michelin que até hoje mantem..


cont.  semana que vem