o nome deste blog era VIAJANDO PELO MUNDO, mas fiz tantas postagens sobre comidas e restaurantes que resolvi mudar o nome, se vc frequenta este blog , as informações sobre viagens esta no blog www.tambemqueroir.blogspot.com

o nome www.remacaroca.blogspot.com, surgiu entre amigos.........vamos fazer um blog sobre nossa futura viagem, ja que um mora no rio de janeiro, outro em recife, outro na italia e outra na irlanda ficou as iniciais, por idade, do mais velho ao mais jovem RE gina MA riza CA cau,ROsalvo CAmila.....
agora nao dá para mudar, ou melhor, eu nao sei fazer isso rsrsrsr.....................
Errar é humano. Vadiar é parisiense.

Victor Hugo

14 de mar. de 2011

CARNAVAL

Todos vieram aqui para casa, maravilha, NA CIDADE MARAVILHOSA.......
Muita alegria, comida, chopp.......e agora a casa vazia

ACADEMIA DA CACHAÇA..........o melhor caldinho de feijao da cidade, e o mais caro rsrsrsrsr

13 de mar. de 2011

nova friburgo

novidades na loja do porquinho, em Nova Friburgo espero poder  voltar em breve.

irlanda


Castelo Malahide. Este belo castelo pertenceu a família Talbots de 1185 a 1976 quando a última herdeira teve que vendê-lo ao Estado por não poder arcar com os impostos.
O que chama atenção neste castelo é a única verdadeira sala medieval que ainda existe em toda a Irlanda. Nesta sala os 14 homens da família Talbot tiveram sua última refeição antes da Batalha de Boyne. Outro cômodo considerado uma obra de arte é a Sala de Carvalho com seu teto e paredes esculpidas em madeira do século XVI. A vista desta sala dá para o grande parque ao redor do castelo.
É super fácil chegar até o castelo: ônibus 42 saindo do centro de Dublin ou pegando o Dart ( trem intermunicipal ), o ponto final é Malahide. De trem a viagem dura uns 30 minutos.
Para quem quer ter um gostinho do interior da Irlanda sem ter que se deslocar muito longe de Dublin, vale a pena visitar o vilarejo de pescadores de Howth.
Este vilarejo ao nordeste de Dublin foi fundado pelo rei Viking Sigtryggr no início do século XI. Este lugar é reduto de alguns ricaços que se podem dar ao luxo de morar à beira do mar, num lugar tranquilo e a 12 km de Dublin ( diz a lenda que o baterista do U2 já morou lá).
 
Vale a pena dar toda a volta pela península ( uma hora de caminhada ), muita gente faz pic-nic nesta area. Pra chegar lá é só pegar o Dart (30 minutos ) ou o ônibus 31 saindo do centro (45 minutos).
A Irlanda também têm o seu “Pão de Açúcar”, trata-se da montanha “The Great Sugar Loaf” que pode ser vista dos Jardins de Powerscourt.
Este jardim é considerado o mais bonito da Irlanda e creio que com razão. Ele é dividido em várias partes: o Jardim Japonês, o Jardim Italiano, o cemitério de animais e para quem tem tempo para explorar o parque, a maior cachoeira da Irlanda com 121 metros de altura.
Mesmo com tempo feio, os jardins são uma atração imperdível para quem gosta de flores.
O castelo dentro dos jardins foi primeiramente construído em 1731, a dinastia dos Viscondes de Powerscourt moraram ali até metade do século passado. Em 1974 um incêndio destrói todo o interior do castelo só deixando a façada em pé. Hoje em dia, há  uma exposição contando a história do monumento assim como um restaurante e uma loja de souviniers.
Não muito longe de Powerscourt em meio de um vale das montanhas de Wicklow fica Glendalough ( se diz Glendalók) que significa “o vale dos dois lagos”. As ruínas deste monastério do século VI foi fundada pelo monge eremita Kevin e atraiu mais de 3000 monges, fundando portanto uma “universidade” do começo da Idade Média. O mosteiro foi crescendo até formar uma verdadeira cidade de peregrinação, considerada a “Roma do Oeste”.
A cidade resistiu bravamente aos ataques vikings e anglo-normandos. Somente no século XVI é que os monges começam a enfrentar dificuldades para sobreviver e o mosteiro cai em decadência. 
No centro de visitantes, há uma exposição sobre toda a história do mosteiro além de uma maquete para se ter uma idéia de como as pessoas viviam naquela época.
Glendalough está numa região muito bonita, num vale rodeado de florestas de musgos.
Apesar de Glendalough e Powerscourt se localizarem relativemente perto de Dublin ( cerca de 50km ) , desta vez fiz algo que costumo não fazer, ou seja, ir de excursão.
Vantagens: como ainda não estava com carro ( por estar ainda em Dublin ), de ônibus é muito mais prático.
Desvantagens: o de sempre, não ter tempo suficiente para curtir o lugar, comentários pasteurizados do motorista ( que durante o trajeto é ao mesmo tempo guia ), além de suas piadas sem graça. Enfim vai de cada um.
Ambos os passeios mais uma volta pelas montanhas de Wicklow com pausa para foto no Wicklow Gap  custou 28euros. Comprei no Tourist Information Office na Suffolk street. Eles oferecem vários passeios de um até mais dias.

Dublin

setembro 20, 2007
Cortada pelo rio Liffey, Dublin esta vivenciando um verdadeiro boomeconômico. Apelidada de “o tigre celta” ( em referência aos países ascendentes asáticos) a Irlanda vem se desenvolvendo muito desde meados da década de 90, partindo de um país praticamente agrário para um que se especilizou em prestação de serviços. O que ajudou muito neste processo foi a entrada na União Européia.
Resultado: 10% da população é estrangeira, principalmente polonesa e a têndencia é aumentar ainda mais, o que é uma situação totalmente nova para os irlandeses, uma vez que este país teve mais de um milhão de emigrantes que foram para os Estados Unidos e outros países durante a Fome do século XVII e agora passa a ser um país que recebe imigrantes.
Enfim a cidade está literalmente “em obras”, o que mais se vê são guindastes por todos os lados, portanto em pouco tempo, Dublin já terá uma nova cara.
Abaixo um dos cartões postais de Dublin, a ponte O`Connell.
dublin.jpg
Dublin em si não é uma cidade bonita, mas tem muito a oferecer em termos turísticos e culturais, além dos pubs que são uma atração à parte.
O centro em si não é grande e pode facilmente ser explorado à pé. Apesar de que eu recomendaria à princípio, para quem não tem muito tempo para ficar procurando as principais atrações, pegar o clássicohop on hop off que passa por 19 atrações durante seu trajeto. A vantagem é que o ticket é válido durante 24 horas, é só descer, e depois pegar o próximo ônibus para continuar o trajeto ou fazê-lo de novo.  
Para os amantes de Irish pubs, há o bairro do Temple Bar, totalmente adaptado aos turistas, lojas de souviners, restaurantes com preços também direcionados ao público visitante.
O mais famoso de todos, Temple Bar Pub
Apesar de ser super turísticos, os pubs do Temple Bar valem pelo menos uma foto.
dublin3.jpg
Para fugir um pouco do óbvio roteiro, eu recomendo dois pubs em que há mais nativos do que turistas, o primeiro é o Cobble Stone ( indicação de um músico irlândes ), é super fácil achar, fica na praça Smithfield com música irlândesa e o segundo é o Brazen Head na Bridge Street, o pub mais antigo datado do século XIII.
Dublin Castle também é outra atração famosa e representa o domínio inglês durante 800 anos. Há a parte antiga onde somente uma torre medieval existe ainda, na foto abaixo. É possível durante o tour  observar os restos medievais no subsolo do primeiro castelo construído pelos Vikings.
Castelo de Dublin
E a parte “mais recente” em que até pouco tempo a rainha Vitória recebia seus súditos nesta sala.
dublin5.jpg
 No pátio do castelo havia algumas esculturas de areia. O Gulliver por exemplo.
dublin6.jpg

Trinity College é também um clássico de qualquer roteiro. Na verdade é o campus desta universidade que foi fundada no ano de 1592 pela rainha Elisabeth I. Apesar disso a maioria dos prédios são do século XVIII. Um dos primeiros prédios a serem construídos foi a Velha Biblioteca ( 1732 ).
Destaque para o Long Room com 64 metros de comprimento, a mais longa biblioteca da Europa. No andar de baixo está o mais importante livro “The Book of Kells”.
Atenção: infelizmente não é permitido tirar fotos, por isso coloquei estas da net a fim de ilustração.
Este livro de 340 páginas  datado do século IX é considerado uma verdadeira obra de arte e com razão, pois cada detalhe foi cuidadosamente desenhado pelos monges. Trata-se do evangelho escrito em Latim, mas o que o diferencia de qualquer outro livro é que ele também tem poemas nas margens. Cada dia o livro está aberto em uma página. Há um vídeo muito interessante em que mostra como os monges montaram o livro . O ingresso para ver o livro de Kells mais a biblioteca pode ser caro para alguns (8€), mas paga-se metade ao comprar o bilhete às 4.30, meia hora antes de fechar.
Na Merrion Square localiza-se as famosas Portas de Dublin com suas residências georgianas. As portas coloridas serviam para distinguir as casas que tinham a mesma aparência sem cor e atrativos.
dublin7.jpg
Vale muito a pena visitar o pequeno museu “Number Twenty Nine”para se ter uma idéia de como a aristocracia vivia a 200 anos atrás. Na verdade há um verdadeiro tour em cada cômodo onde morava umasocialite da época. Tem um filme de introdução no começo do passeio. Apesar de relativamente “simples” por fora, as casas georgianas eram espaçosas e comfortáveis.
Claro que a Merrion Square teve suas celebridades, como por exemplo o escritor Oscar Wilde ( casa número 1 ). Hoje em dia, é impossível conseguir um imóvel nesta praça, pois os preços são proibitivos para a maioria.  
Perto da Merrion Square está o bairro dos museus, como a National Gallery, o National Museum entre outros. Estes dois que eu citei são gratuitos. Ainda sobre museus, no outro lado do rio ao norte da O´Connell street está o Hugh Lane Municipal Art Gallery que tem várias obras de Monet por exemplo entre outros ( entrada gratuita ) e para quem gosta de literatura, logo ao lado está  o Writers Museum.
A Irlanda é um país muito católico e seu santo padroeiro é o Saint Patrick ou São Patrício em português. De acordo com a lenda St. Patrick batizou os “pagãos” numa fonte sagrada, onde hoje foi construída a Catedral St. Patrick. A estrutura de madeira foi substituída pela atual em 1190.
dulbin8.jpg
Outra atração para os que se interessam pela história irlândesa é aKilmainham Gaol, a prisão dos patriotas.
dublin9.jpg
Fundada em 1796 e em ativa até 1924, esta prisão foi testemunha de revoluções frustradas contra os inglêses e de heróis que perderam sua vida pela liberdade. Na Páscoa de 1916 oito revolucionários foram mortos a queima roupa sem julgamento no pátio desta prisão. Era o começo do fim do dôminio britânico , em 1922 nasce a República da Irlanda.
Quando se fala em Dublin é impossível não lembrar da Guinness. Eu não fui à fábrica, por não me interessar por cerveja. Quem prefere whisky, tem o tour da destilaria Jameson´s. Como não bebo nem um nem outro, fico com a cidra Bulmers :)